"Eu estou aqui para confundir, e não para explicar!" (Chacrinha)

quinta-feira, 31 de maio de 2012

08 - PIMPINELA - BANDA VEXAME



Marisa Orth, da Banda Vexame


Lucía e Joaquín: Pimpinela



A música argentina e hispano-americana fez muito sucesso no Brasil no tempo dos Boleros; andou sumida, mas voltou triunfante nos anos 80. E não estou falando de Piazzolla, Ginastera, Charly Garcia ou Fito Paez. Esses não me interessam! Muito melhor: falo da dupla portenha Pimpinela. Herdeiros legítimos do bom e velho Bolero. Tão elegantes quanto seus outros conterrâneos aqui citados, mas com uma sonoridade muito mais interessante, os irmãos Lucía Galán e Joaquín Galán marcaram presença no Brasil, inclusive cantando em português.
Neste post também veremos o brasileiro Grupo Vexame, de São Paulo, que presta homenagem aos nossos vizinhos interpretando a música "Siga seu Rumo" da dupla Pimpinela e também fazendo uma releitura trágica e sensacional do tango argentino, com a música "Insanidade Tempórária".


 

barra_167.gif
 




NUNCA MÁS - O clip acontece em uma festa grã-fina (calma!!), mas não faltam cenas de ciúme, sofrimento e vingança. Tão caras ao nosso paladar popular. Pelo menos ao meu! E não se enganem, Lucía é realmente atriz. Já participou de vários filmes e várias telenovelas na Argentina. Convencidos pela mãe, Lucía e Joaquín resolveram formar uma dupla, que já vendeu 25 milhões de discos e já ganharam 85 discos de ouro, platina e diamante; cantando (e encantando) em espanhol, inglês, italiano e português.
Nesta música o forte, como em todas as suas músicas, é o diálogo/discussão de um casal, aqui com destaque para a parte em que ele diz: "Você também se equivocou", ao que ela responde com finíssima ironia: "Sim, quando entreguei meu amor para um qualquer". Arrebatador!! Mas o melhor ainda está por vir, no gran-finale do clip; não deixem de conferir!!



Pimpinela




OLVIDAME Y PEGA LA VUELTA - O primeiro álbum da dupla Pimpinela saiu em 1981, "Las Primeras Golondrinas". E em 1982 lançam o álbum "Pimpinela" que tem a música "Olvidame y Pega la Vuelta". Um clássico!! O disco vendeu 3.500.000 cópias. Nesse mesmo ano a dupla fez uma participação especial com essa música no filme "Los Firecillos se Diverten", que é o vídeo que vamos ver agora.



Pimpinela




SIGA SEU RUMO - Em 1984 tivemos o privilégio aqui no Brasil de receber o primeiro disco de Pimpinela, com algumas canções em Português, onde "Olvidame e Pega la Vuelta" vira "Siga seu Rumo". O ponto alto da música é a parte em ela diz: "Esqueça de mim, que afinal pra esquecer você tem experiência!" Lucía sempre ácida e cortante!! A dupla ainda gravaria outros discos no Brasil nos anos 80 e até hoje faz sucesso na Argentina .  



Pimpinela




SIGA SEU RUMO 2 - A banda Vexame nasceu em 1990 de uma ideia do músico Fernando Salém (ex-Grupo Clínica) e da também atriz, como Lucía Galán, Marisa Orth (ex-Banda Luni). Juntaram-se ao grupo Carlos Pazzeto e Marcelo Papini, além da participação de André Abujamra em várias ocasiões. A paulistana Marisa Orth interpretava nos shows a apresentadora Maralu Menezes. O grupo foi o primeiro, depois de Caetano Veloso, a prestar atenção na música popular, principalmente àquelas, chamadas de bregas, dos anos 70, incluindo Odair José, Fernando Mendes & cia Ltda. Todos eles homenageados! E para quem acha que o gosto da banda é mera questão de humor, se engana; Marisa entrega: "Nós realmente adoramos música brega!"   


Banda Vexame




P. DA VIDA - Para quem não sabe, Fernando Salém, da Banda Vexame, foi o responsável por muitas das canções da trilha musical da cultuada série infantil Castelo RA-TIM-BUM e foi diretor musical do Programa Fanzine, da TV Cultura, e continua trabando em trilhas para o cinema e TV; e Marisa Orth se tornou uma das mais importantes atrizes cômicas do Brasil. A Banda Vexame fez uma grande turnê no ano 2000, com o show "Jardim das Delícias" e manteve-se ainda na ativa até 2007. Aqui a banda interpreta uma música de uma Boys Band dos anos 80, o "Dominó". Impagável!


Banda Vexame





INSANIDADE TEMPORÁRIAEm 2009 Marisa Orth lança o álbum solo "Romance Vol. II", que teve um show de mesmo nome, que viajou por todo o Brasil, com músicas de Hildon, Tim Maia, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Rita Lee, além de músicas novas, como "Insanidade Temporária", de André Abujamra; um tango dramático e mais uma homenagem à música argentina. Formada em Psicologia pela PUC/SP e em Arte Dramática pela USP, Marisa mostra aqui que de alma humana ela entende!  



Marisa Orth

 
 
barra_167.gif
 
 
 


Graças à Internet, podemos agora trocar mais figurinhas com nossos vizinhos. Lembrando que tanto no Brasil como na Argentina há música para todos os gostos, do popular ao erudito, do brega ao chic. Lembrando ainda que minha função aqui é apenas confundir as ideias de gosto. Sem explicação. Sem preconceito. Portanto, meus amigos, abram seus corações e mentes e ... principalmente seus ouvidos!!  



Postado em 28 de maio de 2012.
 
 
 
danca_055.gif



Nenhum comentário:

Postar um comentário